CATANDO MILHO.

Fábio Campos

Na crônica de hoje, vamos abordar palavras e expressões, que nos encontrou, por aí. Nas andanças, sem sair do canto. Pelo mundo da leitura, em meio a pandemia. Coisas, que colocamos na bagagem, aguardando uma oportunidade para decifrar. E quão prazeroso é, fazer isso numa roda de conversa, como esta que estamos agora.
Ao ler a crônica, “TADEU GONÇALVES ROCHA 02/05/2021” do meu amigo, escritor João Neto Felix Mendes (João de Seu Liô). No blog: apensocomgrifo.blogspot.com Deparei-me com um “espelho BISEAUTÉ”. O espelho disse: Decifra-me!
“Bisotê significado: adjetivo, algo cortado em bisel (inclinado, transversal), quer, num vidro ou cristal, tem bordas entalhadas que formam planos oblíquos ou relativamente inclinados, em comparação à face mais importante da peça; biselado. Etimologia da palavra “Bisotê” vem do francês: “Biseauté”. Fonte: Google.com.br”

Já que estamos com a mão na massa. Vamos ao significado de “APENSO” e “GRIFO”:
“APENSO: adjetivo 1- que se juntou, que se acrescentou a; anexo, apensado. Manuscrito; 2- que pende, pendurado, suspenso. Por exemplo: um lustre ao teto. GRIFO: Substantivo masculino; Do Latim “griphus”, enigma, mistério, charada; Do grego: grifos, cesto de pesca, coisa intrincada, enigma; questão embaraçada; Locução ambígua. Palavras relacionadas: grife, grifar, itálico, grifado. Mitologia; Animal fabuloso representado com um corpo de leão e a cabeça e as asas de águia; Ornitologia: Espécie de abutre (gyps fulvus) com envergadura superior, entre 2 e 5 metros, possui cabeça e pescoço brancos, cauda e rêmiges pretas; caracol de cabelo; adjetivo: “grifa”. Exemplo: galinha grifa, que possui penas eriçadas. Tipografia: Diz-se de, ou forma de, letra inclinada para a direita. Exemplo: “O texto está em grifo, no original; Letra grifa: o mesmo que “em itálico”Fonte; dicionariopriberam.org.br by 08.05.2021.”
Por um momento pensei que os “alfinetes virtuais” que aparecem nos mapas na internet, também eles, fossem chamados de grifos. Não são. Na verdade são “Marcadores” de lugar, um recurso do Google Maps que indicam informações relevantes como marcos, empresas e atrações turísticas nos dados dos nossos mapas de base. Fonte: Google.com.br

O QUE É TROLAR E TROLAGEM? Estes termos são frequentemente usados por meus netos: Thômas 11 anos e Aika de 8. Tentaram me explicar e entendi que seria o mesmo que “Mangar”, zombar de alguém nas redes sociais. Descobri que grafei errado. E fui em busca dos fatos: “Trollar é uma gíria da internet que significa zoar, enganar, tirar sarro de alguém. A gíria se originou a partir da palavra “Troll” termo usado na internet para representar o usuário que gosta de enganar os demais, principalmente com o propósito de humilhar. Quando se diz que alguém foi “Trollado” significa que a pessoa caiu em uma “Trollagem”, ou seja, numa pegadinha” ou armação feita pelo Troll. O Meme “TROLL FACE” que significa “Rosto do Troll”, bastante popular na internet. E normalmente é usado para substituir o rosto do indivíduo que conseguiu “trollar” alguém. Fonte: Google.com.br

CAIPORA, CAAPORA, CAIPIRA? Ao ler a crônica “LENDA NO SERTÃO” de número 2.525 de 04/05/2021 do nobilíssimo escritor Clerisvaldo B Chagas, contida no blog clerisvaldobchagas.blogspot.com de sua autoria. Nos encontramos, eu, o cronista, o Curupira, o menino do cabelo de fogo, com os pés pra trás, a Caipora; e a Caapora que não foi chamada, mas mesmo assim apareceu por lá. Mas fiquei com “uma pulga atrás da orelha”! Aonde estaria o Caipira? Bem pertinho, aliás, era eu mesmo: “O Caipira apresenta etimologia bastante variada: para o historiador Batista Caetano, a palavra caipira vem do tupi: Cai = queimada; Pir = pele; pele tostada. Em seu dicionário do Folclore Brasileiro Câmara Cascudo, diz que, a origem de “Caipira” pode estar em “Caapora” Caá = mato; Pora = habitante, morador. Fonte: Google.com.br

REBÔCO E EMBÔÇO: Em conversa telefônica com meu irmão, escritor Fernando Soares Campos [assazatroz.blospot.com], os termos em evidência neste parágrafo, foram citados. O primeiro, usado por nós nordestinos, para designar o revestimento de uma parede de alvenaria. Já, o segundo é o povo do sul e sudeste brasileiro, que o usa com a mesma finalidade. Fiz finca pé atrás do Google, que me deu a seguinte explicação: “Resumindo, o chapisco tem a função de proporcionar maior aderência entre a alvenaria e o revestimento. O emboço é aplicado para regularizar a superfície do chapisco. E o reboco é uma camada de acabamento.”

UM POUCO DE HUMOR PARA ENCERRAR
SAUDADE de quando minha preocupação era o Boletim. Agora são os Boletos!
AMOR é a primeira vista. A decepção é Parcelada!
MENTIRA de filho: Compra Mãe, que nunca mais te peço Nada!
JOVEM, nós costumamos fazer careta pro Espelho. VELHO, aí ele se Vinga!

SEU LUNGA NA CASA DE FERRAGENS
-Quero uma Tomada
-Macho ou Fêmea?
- Que acenda a luz. Não é pra transar!

PIADA DE MÃE, NO WATSAPP
Se as Escolas demorarem mais um pouquinho a abrirem. As Mães descobrem a Cura do Coronavírus.

FILHO: MÃE, I LOVE YOU!
MÃE: GENTE! O MENINO APRENDEU A PEDIR DINHEIRO EM OUTRO IDIOMA!

BODE GAIATO
MÃE A SENHORA TEM WHATSAPP?
TEM NÃO MÔ FI! TEM DIPIRONA E DORFLEX, SERVE?

Fabio Campos, 08 de Maio de 2021.

Comentários