PARA DEUS TUDO É POSSÍVEL- Santana do Ipanema - sbado, 18 de novembro de 2017

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


  Informação
Assistência Social
Cultura
Curiosidades
Economia
Educação
Entrevistas
Esportes
Geral
Moda & Beleza
Opinião
Polícia
Política
Religião
Saúde
Sexualidade
Turismo
Vídeos
  Especiais
Canal do Sertão
Especiais de Domingo
  Serviço
Documentários
Eventos
Galeria de Fotos
Guia de Negócios
Literatura
Shows e Festas
  Interativo
Fale Conosco
Mural de Recados
Rádio Portal Maltanet
Webmail
 
30/10/2017 - 23h 30min
Cultura

Santanenses participam da 1ª edição da Festa Literária de Palmeira dos Índios

(Fotos: Isis Malta)
Por Isis Malta - Graduanda de Jornalismo - UFAL

José Malta e Bartolomeu Barros representaram a Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes em mesa de debates

Palmeira dos Índios, a terra do renomado escritor Graciliano Ramos, acaba de viver um momento que certamente ficará marcado em suas raízes literárias e culturais. Entre os dias 25 e 28 de outubro a cidade recebeu, em paralelo com a Semana Graciliano Ramos, a 1ª edição da Festa Literária de Palmeira dos Índios. Na manhã do último sábado (28), a Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes (ASLCA) participou diretamente da programação do evento, que preparou uma mesa de debates sobre as academias de letras e instituições alagoanas.

Para mostrar ao público a importância e as atividades desenvolvidas pelas academias de letras e instituições culturais do estado, a mesa reuniu os santanenses José Malta e Bartolomeu Barros (ASLCA), a médica palmeirense Maria José Cardoso Ferro (APALCA), Sebastiana Amorim e Lourdinha Ribeiro – representantes do Grupo Literário de Maceió lá e o escritor Carlito Lima, mediando o debate e representando a Academia Alagoana de Letras. Carlito é reconhecido em todo o Brasil pelo brilhante trabalho desenvolvido à frente da Flimar (Festa Literária de Marechal Deodoro) e foi um dos grandes colaboradores da Flipalmeira.

“Considero esse momento muito especial, pois podemos levar as experiências de nossas Academias além dos nossos espaços. Parabenizo a secretária de Cultura de Palmeira dos Índios Isvânia Marques pela sua militância a frente da Academia Palmeirense de Letras, hoje está afastada por conta do cargo que ocupa no governo de Palmeira, mas tem olhar para a instituição apoiando a Dr. Maria José Cardoso Ferro e nossos parabéns para o prefeito Julio Cezar que apoiou tal iniciativa na realização da Semana Graciliano Ramos e 1ª Flipalmeira, declarou José Malta, presidente da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes.

E não foi só a literatura que esteve em evidência. O teatro, tão bem representado durante toda a programação do evento, também participou da programação daquela manhã. Com o espetáculo “Alexandre e outros heróis alagoanos”, o grupo teatral Os loucos também amam, da Escola Estadual Graciliano Ramos, arrancou aplausos e lágrimas da plateia. O espetáculo nasceu para homenagear os 200 anos de Alagoas e tem como inspiração os causos, o romantismo e a política retratados na literatura de Graciliano Ramos. Durante a encenação pudemos conhecer a história da cidade de Palmeira dos Índios e de grandes personalidades do nosso estado como a médica Nise da Silveira.

O grupo também participou de outros momentos da Flipalmeira, que promoveu (durante os seus quatro dias) uma extensa programação de mesas de debates, palestras, oficinas, saraus literários, feira de livros, exposições artísticas e apresentações musicais. O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios, através da Secretaria Municipal de Cultura, liderada pela escritora palmeirense Isvânia Marques.

   Comentários
Nome *
E-mail *
* Campos obrigatórios  
Comentário:

 Caracteres restantes : 1000
CAPTCHA Image
Digite o código de segurança da imagem acima: Obter outra imagem
 
 
© 2001/2017 - Portal Maltanet - Todos os direitos reservados