PARA DEUS TUDO É POSSÍVEL- Santana do Ipanema - sbado, 18 de novembro de 2017

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


  Informação
Assistência Social
Cultura
Curiosidades
Economia
Educação
Entrevistas
Esportes
Geral
Moda & Beleza
Opinião
Polícia
Política
Religião
Saúde
Sexualidade
Turismo
Vídeos
  Especiais
Canal do Sertão
Especiais de Domingo
  Serviço
Documentários
Eventos
Galeria de Fotos
Guia de Negócios
Literatura
Shows e Festas
  Interativo
Fale Conosco
Mural de Recados
Rádio Portal Maltanet
Webmail
 
31/10/2017 - 23h 30min
Saúde

Programa Saúde na Praça retoma atividades em Santana do Ipanema

Com quase um mês de funcionamento, o programa já reúne mais de 400 integrantes (Fotos: Isis Malta)
Por Isis Malta - Graduanda de Jornalismo - UFAL

Com quase um mês de funcionamento, o programa já reúne mais de 400 integrantes

Quem passou pela Praça Dr. Adelson Isaac de Miranda durante praticamente todo o mês de outubro ouviu um som e uma energia diferentes. É que desde o dia 5 está de volta o Programa Saúde na Praça, uma iniciativa da Prefeitura de Santana do Ipanema que busca melhorar a qualidade de vida dos santanenses através da prática de exercícios físicos.

Nascido no ano de 2012, na gestão da ex-prefeita Renilde Bulhões, o Saúde na Praça foi desativado na gestão passada e seu retorno era uma das grandes reivindicações da população. Com a volta do programa, mais de 400 pessoas se reúnem na praça para suar a camisa, fortalecer a saúde e se divertir sob a orientação dos professores de educação física Matheus Teles e Glecivaldo Passos.

O programa, que engloba todas as faixas etárias, conta com aulas de ginástica e caminhadas dirigidas. As atividades são desenvolvidas de segunda a sexta (manhã) e segunda a quinta (noite). Embora a grande maioria dos participantes seja do sexo feminino, os homens já começam a comprar a ideia.

Com inscrições iniciadas no mês de agosto, o Saúde na Praça contou com 403 cadastros e 263 avaliações físicas até o momento. O objetivo é que todos os participantes passem pela avaliação e que novos cadastros sejam feitos. “Estaremos marcando uma nova data para as avaliações físicas, visto que 140 pessoas ainda não passaram por esse processo, que é de suma importância para que possamos mostrar ao usuário a evolução conquistada”, destacou o professor Matheus, que já consegue sentir o retorno dos participantes.

O Saúde na Praça é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, através da Secretaria Municipal de Saúde, e está diretamente ligado ao NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). Além dos professores de educação física, que participam diariamente das atividades, o programa conta com profissionais de nutrição, psicologia, assistência social, fisioterapia e terapia ocupacional.

“Espero que a população esteja tão feliz quanto eu com o retorno do Saúde na Praça e me coloco à disposição para ajudar no que for preciso para que o programa cresça e possamos atender mais e mais usuários. Acredito que estamos começando a reconstrução e que ela vai ser melhor do que o esperado”, destacou o professor Matheus Teles, um dos idealizadores do programa, lá em 2012.

Para a aluna Rosilma Soares, de 53 anos, o retorno do Saúde na Praça foi uma grande alegria. Antes do programa ela fazia caminhada, até que em 2012 enxergou uma nova oportunidade de se cuidar. De acordo com o professor Matheus, “Zilma” é aluna fiel e não deixa passar uma aula. “Eu sempre ficava perguntando a Matheus sobre a volta das atividades, porque estava fazendo muita falta pra gente”, destacou Rosilma, que também enxerga no programa uma oportunidade de distração e de conhecer novas pessoas.

O mês de atividades está sendo encerrado em grande estilo no Saúde na Praça. Logo após as práticas da manhã desta segunda (30), os participantes se reuniram para um café da manhã, prática que também vem do início, em 2012. “Desde o início do Saúde na Praça sempre fizemos, nas últimas aulas do mês, um café da manhã para confraternização com os nossos alunos, e desta vez não poderia ser diferente. Além disso, comemoramos datas especiais como Carnaval, São João e Natal”, lembrou o professor Matheus.

Café da manhã em comemoração ao primeiro mês de atividades


É importante destacar que os interessados ainda podem participar do programa, basta frequentar as aulas (manhã – 5h / noite – 19h), entrar em contato com os professores e atentar para o novo período de cadastro, que está previsto para o início deste mês.


   Comentários
Nome *
E-mail *
* Campos obrigatórios  
Comentário:

 Caracteres restantes : 1000
CAPTCHA Image
Digite o código de segurança da imagem acima: Obter outra imagem
 
 
© 2001/2017 - Portal Maltanet - Todos os direitos reservados