PARA DEUS TUDO É POSSÍVEL- Santana do Ipanema - sbado, 18 de novembro de 2017

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


  Informação
Assistência Social
Cultura
Curiosidades
Economia
Educação
Entrevistas
Esportes
Geral
Moda & Beleza
Opinião
Polícia
Política
Religião
Saúde
Sexualidade
Turismo
Vídeos
  Especiais
Canal do Sertão
Especiais de Domingo
  Serviço
Documentários
Eventos
Galeria de Fotos
Guia de Negócios
Literatura
Shows e Festas
  Interativo
Fale Conosco
Mural de Recados
Rádio Portal Maltanet
Webmail
 
25/10/2017 - 11h 23min
Geral

ONG Visão Mundial promove festa do Mês das Crianças com construção de brinquedotecas em Maceió e no sertão alagoano

(Fotos: https://visaomundial.org/diadascriancas)
Por Júnia Braga - ASCOM Visão MUndial

Organização internacional buscou voluntários e doações de brinquedos e mobílias para ação

A brincadeira é a ferramenta que as crianças utilizam para conhecer a si mesmas e o mundo que as cerca. Na primeira infância, entre 0 a 6 anos, essa prática é essencial para um bom desenvolvimento e segundo a Unicef, cerca de 30% das crianças no mundo não atingem sua plena capacidade por falta de incentivo. Com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento das crianças, a Visão Mundial, a maior organização não-governamental humanitária do mundo e especializada na proteção à infância, construiu duas brinquedotecas e festas em comemoração ao Mês das Crianças. Os pequenos foram beneficiados com a doação de brinquedos e as creches e centros educacionais receberam espaços lúdicos com mobília e utensílios, jogos educativos, livros infantis e brinquedos.

A construção das brinquedotecas aconteceu na Escola Municipal Professor Ranilson França de Souza e na Creche Casulo Menino Jesus, em Canapi, sertão alagoano. Desde segunda-feira (16), voluntários, famílias e equipes dos centros educacionais se mobilizaram. Além dos pontos de coleta em cada cidade, na plataforma digital do Dia das Crianças (visaomundial.org/diadascriancas) os voluntários puderam escolher os dias em que iriam ajudar na montagem e inauguração de cada espaço.

A realidade das creches e escolas públicas brasileiras é que elas não oferecem, na maioria das vezes, as condições estruturais para que professores e cuidadores disponham de espaços e materiais adequados para proporcionar atividades lúdicas e atrativas para as crianças. "O brincar é um direito fundamental à infância, pois tem relação direta com a promoção do seu desenvolvimento. Queremos mobilizar as pessoas com o propósito de garantir esse direito com as condições necessárias para as crianças", conta Andréa Freire, assessora nacional de Educação da Visão Mundial Brasil.

Ação Voluntária

Na mesma plataforma digital, os voluntários puderam se inscrever para participar da montagem das brinquedotecas em creches e escolas públicas. As ações de voluntariado aconteceram na Escola Municipal Professor Ranilson França de Souza, localizada na Rua Sampaio Dória, 20-84, em Ponta Grossa, no dia 16/10 e no sertão alagoano, na Creche Casulo Menino Jesus, na Rua Dom Pedro II, antigo clube municipal, de 23 a 25/10 das 09h às 17h.

Dia das Crianças

A inauguração dos espaços vai contar com uma festa de comemoração. A programação irá contar com recreação e lanche para as crianças. O evento aconteceu na Escola Municipal Professor Ranilson França de Souza no dia 20/10 às 14h, e irá acontecer no sertão alagoano, na Creche Casulo Menino Jesus, amanhã, dia 26/10, às 10h.

IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

O brincar é reconhecido como aspecto fundamental no desenvolvimento infantil; o cérebro nesta fase é duas vezes mais ativo do que o de um adulto. E para criar essa rede de informações, a criança precisa aprender e experimentar novas possibilidades, aumentar as relações sociais, elaborar autonomia de ação e organizar emoções.

Sobre a Visão Mundial

Maior ONG humanitária do mundo, a Visão Mundial Brasil integra a parceria World Vision International, que está presente em cerca de 100 países. No País, a Visão Mundial atua desde 1975 em 10 estados, beneficiando 2,7 milhões de pessoas com projetos nas áreas de educação, saúde/proteção da infância, desenvolvimento econômico e promoção da cidadania. Seus projetos e programas têm como prioridade as crianças e adolescentes que vivem em comunidades empobrecidas e em situação de vulnerabilidade. Mais de 80 mil crianças são atendidas anualmente pela organização. Nesses 40 anos de atuação no Brasil, a Visão Mundial se consolida como uma organização comprometida com a superação da pobreza e da exclusão social - visaomundial.org.br

   Comentários
Nome *
E-mail *
* Campos obrigatórios  
Comentário:

 Caracteres restantes : 1000
CAPTCHA Image
Digite o código de segurança da imagem acima: Obter outra imagem
 
 
© 2001/2017 - Portal Maltanet - Todos os direitos reservados