PARA DEUS TUDO É POSSÍVEL- Santana do Ipanema - domingo, 23 de julho de 2017

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

  Informação
Assistência Social
Cultura
Curiosidades
Economia
Educação
Entrevistas
Esportes
Geral
Moda & Beleza
Opinião
Polícia
Política
Religião
Saúde
Sexualidade
Turismo
Vídeos
  Especiais
Canal do Sertão
Especiais de Domingo
  Serviço
Documentários
Eventos
Galeria de Fotos
Guia de Negócios
Literatura
Shows e Festas
  Interativo
Fale Conosco
Mural de Recados
Rádio Portal Maltanet
Webmail
 
06/07/2014 - 11h 46min
Especiais de Domingo

INTERCOM participa da celebração de 9 de julho de 2014, lançando e-book sobre o repórter weberiano Arnon de Mello

(Fotos: Arquivo Maltanet)
Por José Marques de Melo

Repórter conotou a Revolução Constitucionalista de 1932, convertendo a derrota militar em vitória simbólica

Há mais de 80 anos, São Paulo comemora, todo dia 9 de julho, a Revolução Constitucionalista de 1932, brado de guerra feito ao ditador Getúlio Vargas. Apesar da adesão massiva da população, São Paulo perdeu a batalha, entregando as armas aos comandantes militares tuteladas pelo General Goes Monteiro (Ministro da Guerra).

Embora militarmente derrotada, a cidadania paulista cultivou o mito da vitória moral, em grande parte disseminada pela imprensa. Nesse processo, adquiriu importância histórica o livro-reportagem escrito pelo repórter Arnon de Mello, escalado por Assis Chateaubriand para cobrir o acontecimento para os jornais, revistas e emissoras de rádio da sua empresa.

Transformando simbolicamente os vencidos em vencedores, Arnon de Mello preparou o caminho pavimentado pelo Ministro Goes Monteiro para reconciliar o ditador com a vanguarda bandeirante.

Essa trama foi reconstituída jornalisticamente pelo Presidente de Honra da INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Valendo-se da “teoria da escada”, formulada pelo sociólogo alemão Max Weber, o Professor Marques de Melo explica o comportamento do repórter alagoano que usou o jornalismo como trampolim para vencer na Política e triunfar na Economia.

O lançamento do livro A maldição da escada foi organizado pelo Diretor Editorial da INTERCOM, Osvando de Morais, inaugurando o selo da coleção gerida pelo Centro Cultural Marques de Melo. Trata-se do espaço que a atual diretoria da entidade construiu em Pinheiros – Rua Joaquim Antunes, 711 – na cidade de São Paulo, com a finalidade de homenagear seu fundador, atual presidente do Conselho Curador da associação.

O Centro Cultural Marques de Melo foi inaugurado no ano passado, na data do aniversário de 70 nos do seu patrono, mas sua programação começará a ser intensificada em agosto deste ano, quando será aberta ao público a Estação Fradique Coutinho do Metrô paulistano, situada a duas quadras da sede da INTERCOM, facilitando assim o acesso dos sócios aos eventos programados.

A nova coleção será dedicada a obras escritas ou organizadas pelos sócios, contando com financiamento externo, em regime de auto-sustentação. O Prof. Dr. Osvando Morais, diretor editorial da INTERCOM, informa que a coleção está aberta ao recebimento de propostas dos sócios, desde que as publicações não onerem o patrimônio da entidade e possuem méritos cognitivos ou diversionais, a critério do Comitê Editorial da INTERCOM.

O lançamento desse primeiro título será feito virtualmente, na próxima terça-feira. O ato será gravado em vídeo-tape e exibido no Portal da INTERCOM, onde os interessados poderão ler e consultar o livro A maldição da escada (São Paulo, INTERCOM/CCJMM, 2014), cujo acesso será público e gratuito.

Prefaciada pelo professor doutor Douglas Appratto, catedrático aposentado da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e vice-reitor do CESMAC, a obra escrita pelo Professor Marques de Melo teve o apoio institucional da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação, parceria que viabilizou o projeto na fase científica e no processo operacional.

   Comentários
Nome *
E-mail *
* Campos obrigatórios  
Comentário:

 Caracteres restantes : 1000
CAPTCHA Image
Digite o código de segurança da imagem acima: Obter outra imagem
 
 
© 2001/2017 - Portal Maltanet - Todos os direitos reservados