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09/02/2017
Efeito social da prece
 
Em entrevista √† jornalista portuguesa Ana Serra, comentei que ‚ÄĒ a acep√ß√£o de Fraternidade e Espiritualidade Ecum√™nica coloca-nos em sadio contato √≠ntimo com n√≥s mesmos e com o Criador do Universo e Suas criaturas, que constituem o mais perfeito altar onde devemos ador√°-Lo, conforme destaquei, em 5 de novembro de 1983, no discurso de lan√ßamento da pedra fundamental da sede da Legi√£o da Boa Vontade, em S√£o Paulo/SP, Brasil, durante o 8o Congresso dos Noivos e Casais Legion√°rios. Na obra Ao Cora√ß√£o de Deus ‚ÄĒ Colet√Ęnea Ecum√™nica de Ora√ß√Ķes (1990), afirmei: Quando se ora, a Alma respira, fertilizando a exist√™ncia humana. Fazer prece √© essencial para desanuviar o horizonte do cora√ß√£o. E isso se encontra ao alcance de todos, porquanto possu√≠mos a inata capacidade de meditar para escolher o caminho adequado e resolver transtornos que se iniciam no Esp√≠rito e, depois, se manifestam no corpo humano, muita vez em forma de doen√ßa, e no campo social.
Escrevi em Reflex√Ķes da Alma (2003) que quem, religioso ou ateu, souber usufruir do sil√™ncio de Alma far√° brotar, de dentro de si, todas as riquezas que o mundo n√£o lhe pode oferecer, a come√ßar pela paz de esp√≠rito, que Deus nos prometeu e que ningu√©m, al√©m Dele, nos pode integralmente proporcionar, porque nem na sua totalidade ainda a conhecemos: ‚ÄúMinha Paz vos deixo, minha Paz vos dou. Eu n√£o vos dou a paz do mundo. Eu vos dou a Paz de Deus, que o mundo n√£o vos pode dar. N√£o se turbe o vosso cora√ß√£o nem se arreceie, porque Eu estarei convosco, todos os dias, at√© o fim dos tempos‚ÄĚ (Evangelho de Jesus, segundo Jo√£o, 14:27; e Mateus, 28:20). N√£o h√° um pensador s√©rio, guardadas as exce√ß√Ķes de praxe, que n√£o necessite entrar, mesmo que vez por outra, no ambiente inspirador da reflex√£o, dando-lhe este ou aquele nome. E isso n√£o favorece apenas a quietude ps√≠quica, mas igualmente a serenidade som√°tica.

Ideia cuja hora chegou
Em Somos todos Profetas (1999), digo: Estamos corpo, mas somos Esp√≠rito. A na√ß√£o que compreender e administrar essa Verdade empolgar√° e governar√° o mundo no transcorrer do terceiro mil√™nio. E, se algu√©m julgar tal racioc√≠nio um del√≠rio, apresento-lhe este aforismo do genial Victor Hugo (1802-1885): ‚ÄúAqueles que hoje afirmam que uma coisa √© imposs√≠vel de ser concretizada tacitamente se colocam do lado dos que v√£o perder‚ÄĚ.
Bem a prop√≥sito, o fil√≥sofo e soci√≥logo italiano Pietro Ubaldi (1886-1972), correspondente de Einstein (1879-1955) e grande admirador da Legi√£o da Boa Vontade ‚ÄĒ que definiu como ‚Äúum movimento novo na Hist√≥ria da Humanidade. Colocar√° o Brasil na vanguarda do mundo‚ÄĚ ‚ÄĒ, numa de suas confer√™ncias, lembrou-se deste outro apontamento do gigante de Besan√ßon: ‚ÄúH√° uma coisa mais poderosa que todos os ex√©rcitos: √© uma ideia cujo tempo tenha chegado‚ÄĚ.
Hoje, at√© a ci√™ncia j√° considera que a Espiritualidade Ecum√™nica pode reduzir o risco de doen√ßas tidas como graves ou incur√°veis. Em entrevista √† Super Rede Boa Vontade de Comunica√ß√£o (TV, r√°dio e internet), em 2009, acerca do tema, declarou o pesquisador, professor e psicobi√≥logo Ricardo Monezi, do Instituto de Medicina Comportamental da Universidade Federal de S√£o Paulo (Unifesp): ‚ÄúAtualmente j√° temos diversos relatos na Ci√™ncia de que uma pessoa que exercita o bom pensar, a felicidade, todos os bons sentimentos, tem um potencial de defesa do corpo muito maior do que uma pessoa pessimista. (...) Uma pessoa otimista, quando vai ser vacinada, desenvolve anticorpos com uma rapidez muito maior do que a pessimista. E tem muito mais chances de atravessar um processo de adoecimento cr√īnico em rela√ß√£o a uma pessoa pessimista‚ÄĚ.
Eis aí: Espírito saudável é medicina preventiva para o corpo.

Jos√© de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br ‚ÄĒ www.boavontade.com


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