Santana do Ipanema - sábado, 25 de fevereiro de 2017
  Informação
Assistência Social
Cultura
Curiosidades
Economia
Educação
Entrevistas
Esportes
Geral
Moda & Beleza
Opinião
Polícia
Política
Religião
Saúde
Sexualidade
Turismo
Vídeos
  Especiais
Canal do Sertão
Especiais de Domingo
  Serviço
Documentários
Eventos
Galeria de Fotos
Guia de Negócios
Literatura
Shows e Festas
  Interativo
Fale Conosco
Mural de Recados
Rádio Portal Maltanet
Webmail
 
Fábio Campos
Conheça o colunista Fale com o colunista
 

14/02/2017
VOCÊ TEM UM “BUJO”? DIZEM QUE ELE FAZ BEM PRA SAÚDE!
 
O título apelativo foi proposital, apostamos na curiosidade do leitor. Pois estar bem informado faz toda diferença. Acesso à informação tem um custo, e sempre sai na frente, quem está, principalmente em época de crise, bem mais informado. Assistindo na última madrugada o resumo das notícias no jornal da tevê, e mais uma vasculhada, nos web tabloides aqui na internet. Ajuntei matéria suficiente pras compor mais uma crônica.

“Como (e até que ponto) o Bullet Journal ajuda nossa saúde mental? Caso você ainda não tenha ouvido falar, a gente explica: bastante popular na internet, o Boullet Journal é um tipo personalizado de agenda, criado e recriado a todo instante por cada um de seus usuários. Além de ajudar todo mundo a cumprir suas tarefas diárias numa boa, ele também tem se destacado como opção de “monitoramento” da saúde mental. Em gráficos e tabelas específicas para o registro dos sentimentos e das atividades de cada dia. Os adeptos do “Bujo”, como é chamado nas redes sociais, consegue acompanhar a frequência da felicidade, da tristeza e de emoções, além de relacioná-las a suas ações cotidianas. Fonte: msn fornecido por Abril Comunicações S.A. Instagram Photo”

A matéria bastante extensa, ricamente ilustrada, diz também que um número grande de celebridades faz uso desse aplicativo, e admitem publicamente sofrerem de transtornos psíquicos. Diz ainda, que acha isso positivo porque ajuda a diminuir o preconceito diante do sofrimento, e deste tipo de doença, mas de certa forma também negativo. Uma vez que pode gerar desinformação e expectativas de “soluções mágicas”, para os dias em que não nos sentimos bem. E o “Bujo” poderia surgir como uma dessas soluções.

A propósito “Bullet” em inglês é um substantivo que significa “Bala”. A princípio, projetil, bala, de arma de fogo mesmo. Lembro que na nossa infância, nos foi apresentado um chiclete (goma de mascar) que tinha o nome de Bollete. Já a palavra “Journal” como sabemos, tem sua origem no latim, vem de “jornada”, que quer dizer “caminhada de um dia”. No papel, virou notícias de um dia. Daí “Buongiorno!” que significa “Bom Dia” em Italiano.

A respeito do tema, veio-me também a lembrança de “Mein Kampf” livro de autoria do nazista Adolf Hitler. Nele o ditador austríaco-alemão faz autobiografia introduzindo nela sua ideologia antissemita, racialista e nacional-socialista. Pra mim isso é Bullet Journal com publicação pré-autorizada.

Embora esse outro assunto possa não parecer, mas está dentro do mesmo tema. Na madrugada de ontem no “Jornal da Globo” em reportagem mostrada pela competentíssima jornalista Mara Luquet sob o título de “Cursos de Educação Financeira ajudam Endividados”. Dizia que cada vez mais empresas no Brasil, estão apostando no treinamento de seus empregados para o controle de suas finanças. E que isso passa por três ítens básicos: Riscos: de Acidentes; Número de Faltas; Maior Rotatividade. Aprender Sobre: Orçamento; Gestão de Dívidas, Aposentadoria; Atenção: Juros Compostos; Produtos Bancários; Custos das Dívidas.

Diante do exposto, concluímos que vale aqui retroceder ao velho ditado: “De médico e Louco temos todos um Pouco.” Em algum momento somos Anne Frank (A judia morta no campo de concentração nazista, que teve seu diário publicado em forma de livro), bem como somos Adolf Hitler, pois escrevemos nossos “inocente” livrinhos, tão cheios de ideias que escondem ideais de querer dominar o mundo.”

Outro assunto que poderíamos deixar pra outra crônica, mas que um comichão nos impeliu abordá-lo agora mesmo, é sobre as marchinhas de carnaval! Está lá no MSN (aqui na internet): “Marchinhas de Carnaval: Tradição ou Preconceito?” A matéria vai dizer que alguns blocos de carnaval, este ano, estão pensando seriamente em tirar do repertório músicas como: “Maria Sapatão”, “Cabeleira do Zezé”, “Aurora”. Por considerá-las preconceituosas. Mas e o que dizer de: “O teu cabelo não nega mulata/ você é mulata nagô/ Mas como a cor não pega mulata/ mulata eu quero seu amor,” marchinha do saudoso, monstro sagrado Lamartine Babo.

E pra encerrar (sobre caderninho de escritos) deu no Watsapp:

“Vi uns caras assaltando o boteco da esquina.
E fiquei de longe só torcendo:
Leva o caderno do fiado! Leva o caderno do fiado!”


Fabio Campos, 14 de Fevereiro de 2017.


Últimas publicações
- VOCÊ TEM UM “BUJO”? DIZEM QUE ELE FAZ BEM PRA SAÚDE!
- BUCHADA DE BODE. NA ESCÓCIA É ESPORTE!
- NETFLIX: TAMBÉM A TEVÊ ESTÁ MUDANDO...
Colunistas
Antonio Machado
A FALA DO SOBRADO
Archimedes Marques
DELEGADO ARCHIMEDES CONTRA O MATA SETE
Augusto Ferreira
Solidariedade começa com pequenos gestos
Carlindo de Lira
INTERIORIZAÇÃO versus METROPOLIZAÇÃO
Carlito Lima
SOCORRINHO
Cicero de Souza Sobrinho (Prof. Juca)
Coisa de pele! Imagine!
Clerisvaldo B. Chagas
Resposta Benigna a Machado
Djalma Carvalho
BICHOS, COMPANHEIROS E AMIGOS - I
Fábio Campos
VOCÊ TEM UM “BUJO”? DIZEM QUE ELE FAZ BEM PRA SAÚDE!
João do Mato
O QUE É UM PROBLEMÃO PODE TORNAR-SE UMA SOLUÇÃO
Joaquim José Oliveira Chagas
RETALHOS DE UM PAÍS
José Ailson Ferreira Leite
TEM "TUDO A VER" COM VOCÊ
José Antônio (Toninho)
Cirurgiões-dentistas ganham autorização para solicitar exames complementares
José Avelar Alécio
ENSINO PÚBLICO DE ALAGOAS x ENEM
José de Melo Carvalho
AFONSO ALECIO GOMES, UM BANCÁRIO EXEMPLAR
José Malta Neto
ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
José Vaneir Soares Vieira
VIII - A TERRA E O CÉU FUGIRAM DE DEUS - i
Luciene Amaral da Silva
A INVENÇÃO DOS CONFLITOS
Manoel Augusto
Jogos de azar !!!???
Maria Lúcia Nobre dos Santos
RIO BALDO
Marta Alves Lemos
Três amores
Paiva Netto
Efeito social da prece
Pe. José Neto de França
DEUS, A FAMÍLIA, O LAR E O HOMEM
Pedro Cardoso Costa
MODERNIDADE NECESSÁRIA NO JUDICIÁRIO
Rogivaldo Chagas
A NATUREZA DAS ESCOLHAS
Sibele Arroxellas
E dois anos se passaram...

Últimas Atualizações
DEUS, A FAMÍLIA, O LAR E O HOMEM
VOCÊ TEM UM “BUJO”? DIZEM QUE ELE FAZ BEM PRA SAÚDE!
A FALA DO SOBRADO
 
© 2001/2017 - Portal Maltanet - Todos os direitos reservados